COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

Entenda a precisão do exame de sexagem fetal


Muitos clientes nos perguntam exatamente o que significa os 99% de precisão que consta no termo assinado antes do exame. Viemos aqui responder estas perguntas e aproveitar para falar um pouco sobre a nossa empresa 

Conheça a Genera


Somos um dos maiores laboratórios de genética do Brasil. Desde 2010, quando a empresa foi fundada por um médico e um farmacêutico-bioquímico, ambos formados pela Universidade de São Paulo (USP), já analisamos quase 100 mil pessoas em muitos exames genéticos diferentes.

Mas o que significa 99% de precisão?


Dizemos que nosso exame de Sexagem Fetal possui uma precisão de 99%: de cada 100 resultados, 99 vão indicar corretamente o sexo do bebê, e somente 1 apresentará divergência. Essa imprecisão é causada por limitações do próprio exame, e é intrínseca da metodologia, ou seja, será semelhante em todos os laboratórios que oferecerem o teste.

Apesar de não ser 100%, essa taxa de acertos é bem maior do que a do exame de ultrassom, que chega somente a 72%, com 11 semanas de gravidez.

Como realizamos milhares de exames de sexagem por ano, alguns casos por mês acabam gerando um resultado discordante com o sexo do bebê. No entanto, é importante observar que na grande maioria dos casos não há divergência.

Comparação entre exame de Sexagem Fetal e Ultrassom


Sexagem Fetal

Ultrassom

Os valores referem-se à taxa de acerto de cada metodologia. Fonte: Schup et al., Identificação Ultrassonográfica do Sexo Fetal entre a 11ª e a 14ª Semana de Gestação. 

E por que não 100%?


Diversos fatores podem ser responsáveis por isso. Entre eles, os principais são:

  • baixa quantidade de DNA livre fetal
  • gestações prévias recentes (interrompidas ou não)
  • situações de mosaicismo
  • rearranjos moleculares
  • variantes genômicas
  • condições relacionadas à sensibilidade a andrógenos

E o que acontece se meu exame não estiver correto?


Como confiamos em nossos resultados, e entendemos os transtornos causados por um resultado discordante, estornamos o valor integral pago pelo exame. Sem burocracia, assim que confirmada a divergência.