O grupo das vitaminas do complexo B é divido em 12 tipos diferentes de vitaminas, incluindo a vitamina B6, sobre a qual falaremos hoje aqui no blog da Genera. Você sabia que ela tem a ver até com a regulação do nosso sono e com o nosso humor? 

Mas essa não é a sua principal função. Saiba no texto abaixo para que serve a vitamina B6, o que sua deficiência pode causar no nosso organismo, em quais alimentos ela está presente e, ainda, suas relações com a genética.

Quais as principais funções da vitamina B6? 

O objetivo primordial dessa vitamina no nosso organismo é a transformação de alguns tipos de alimentos que ingerimos, especificamente os açúcares, as proteínas e as gorduras, em energia para o nosso corpo. 

Além disso, ela auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso central, contribuindo para a saúde dos nervos, cérebro, sistema imunológico e, até mesmo, da pele. 

Em quais alimentos a Vitamina B6 está presente?

Essa vitamina está presente em uma grande variedade de alimentos, como:

  1. Ovos
  2. Peixe
  3. Amendoim
  4. Grão-de-bico
  5. Feijão carioca
  6. Lentilha
  7. Espinafre
  8. Maçã verde
  9. Cogumelo shimeji
  10. Avelãs
  11. Cenoura
  12. Batata
  13. Derivados do leite 
  14. Banana

Por ela estar presente em muitas das comidas que ingerimos, uma alimentação equilibrada é capaz de fornecer facilmente as quantidades necessárias de vitamina B6 para o bom funcionamento do organismo. 

As variedades de grãos, como feijão carioca, lentilha e grão-de-bico, são importantes fontes de vitamina B6.

O que a falta dessa vitamina causa no organismo?  

A deficiência de vitamina B6 é considerada rara, uma vez que costumamos ingerir as quantidades necessárias em nossa alimentação diária. Ainda assim, pessoas fumantes, que bebem álcool em excesso, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, gestantes e pessoas com doença celíaca ou diabetes podem apresentar níveis diminuídos de vitamina B6. 

A falta desse nutriente no organismo pode causar vermelhidão e descamação da pele, anemia microcítica (na qual as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio, apresentam tamanho menor que o normal), depressão, raciocínio lento, convulsões e confusão mental. 

Sua deficiência está associada também ao risco aumentado de desenvolver câncer, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e doenças inflamatórias, como a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide. 

Podem ser ingeridos suplementos com vitamina B6 no caso da sua deficiência. 

Vitamina B6 tem relação com o sono?  

Uma boa noite de sono depende de vários fatores, entre eles a alimentação, considerada um dos pilares principais para um sono de qualidade. 

A vitamina B6 faz parte da produção de um hormônio ligado ao humor, a serotonina, que é liberado na presença de luz. Esse hormônio é fundamental para que a melatonina, outro hormônio, liberado quando está escuro, seja produzido. A melatonina funciona como um alerta para o corpo diminuir gradativamente o ritmo das atividades e começar a se preparar para dormir. 

Por conta desses processos hormonais, a vitamina B6 atua nos padrões de humor e na regulação do sono, sendo essencial para que a pessoa consiga relaxar e descansar. 

A genética pode influenciar na deficiência de vitamina B6? 

Além dos fatores ambientais, como o tabagismo, o consumo de álcool e o uso de anticoncepcionais, a genética pode ter a ver com a falta de vitamina B6 no corpo. 

Algumas variações genéticas no gene chamado ALPL, localizado no cromossomo 1, podem estar associadas à predisposição de um indivíduo a apresentar níveis reduzidos de vitamina B6. Esse gene é responsável por uma enzima envolvida na absorção da vitamina B6 pelas células do intestino e, portanto, alterações na produção dessa enzima influenciam os níveis sanguíneos de vitamina B6. 

A partir de testes genéticos é possível descobrir se temos essa variação genética e, com isso, se apresentamos uma predisposição para deficiência de vitamina B6. O Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera, o mais completo do Brasil e o mais barato da categoria, faz essa análise a partir apenas de uma amostra de saliva coletada em casa.

teste genera

Com o painel Genera Nutri, disponível nos pacotes Standard e Premium, você pode descobrir as relações da sua alimentação com a genética, sabendo como é o seu armazenamento de gordura, a eficácia de determinadas dietas, sua fome emocional e a deficiência de várias vitaminas. 

O teste também inclui características relacionadas ao cuidado com a pele, ao envelhecimento, ao desempenho físico e um mapeamento genético para conhecer a ancestralidade. Além disso, você consegue saber suas predisposições a várias doenças genéticas, como câncer, Alzheimer, Parkinson e infarto. 

Saiba o que vem em cada pacote e peça já o seu teste.